quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Conhecendo novas práticas de Leitura e Escrita














CONHECENDO NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
AUTORA: MARIA TERESA DE ASSUNÇÃO FREITAS


A autora pretende narrar o resultado de uma experiência de sua pesquisa “Práticas socioculturais de leitura e escrita de crianças e adolescentes”, cuja proposta era conhecer e compreender práticas socioculturais de leituras e escritas de crianças e adolescentes de diferentes inserções culturais, em que usou a entrevista como um espaço de produção de linguagem, mas não individuais, mas sim por encontrar-se em pequenos grupos. E nesse encontro, queria surpreender no discurso a heterogeneidade, a diversidade de experiências, o embate de pontos de vista divergentes.

Verificou que seus interesses, aversões, atividades me falavam de um mundo em transformação, de uma cultura produzida pelas novas tecnologias que vêm alterando o cotidiano e o modo de vida das pessoas. Constatou que as formas de leitura e de escrita estão sofrendo no momento atual uma mudança profunda, haja vista o surgimento de uma nova modalidade de apropriação do texto, sendo eles, o manuscrito o impresso e o eletrônico.

Para os adolescentes que entrevistou, o uso da internet não consiste apenas numa busca de informação, numa leitura simples do que aparece na tela, mas mais do que isso, é importante a troca de idéias, o bate-papo virtual que os faz discutir com diferentes pessoas os temas de sua preferência. Questiona sobre quais seriam os efeitos que essa nova forma de escrita pode trazer para os seus usuários e como o seu uso poderá se incorporar ao seu estilo de escrever, dentre outros. Por meio de uma citação, afirma que a linguagem da internet é híbrida, cuja forma de expressão é predominantemente escrita, e que a língua mãe é o inglês e nós, brasileiros não parecemos ter nenhum problema em admitir isso.

Dessa maneira, questiona se estaremos nós nos posicionando diante do emprego indiscriminado desta língua que não tem fronteiras neste mundo globalizado. Pois seu uso foi constatado não só em relação ao que lêem e escrevem na internet, mas também em outras atividades, como no jogo de RPG e a forma significativa com que interagem com a língua estrangeira, de uma maneira funcional, concreta, torna a aprendizagem mais eficaz.

No decorrer dos encontros de sua pesquisa, foram reveladas outras formas de leitura e escrita, produtos do novo contexto social, que através do discurso dos adolescentes, mostram a realidade de suas práticas de leitura e escrita, e permitem uma reflexão sobre outro papel possível da escola na construção do leitor/ escritor.

Nenhum comentário: